Na Chapecó Soluções Industriais trabalhamos com a fabricação de equipamentos Industriais, montagens e manutenção. Em Chapecó, Santa Catarina, começamos a operar em 2009 e, desde então, consolidamos nossa atuação no segmento metalmecânico, com um portfólio de produtos confiáveis, aprovados e recomendados pelos nossos clientes.
Fabricamos equipamentos de alta performance, através de um cuidadoso processo que abrange desde a engenharia do produto, a escolha da matéria-prima de qualidade, precisão nos cortes à laser e soldas, capricho no acabamento e design funcional e inovador. Com o objetivo de preservar o bem estar dos profissionais que utilizam nossos produtos, produzimos máquinas e equipamento que atendem as exigências da Norma Regulamentadora 12 (NR12) em vigor.
Line of hard cheeses
Rows
CIP cleaning system
Este equipamento tem por finalidade, a coagulação, corte e cozimento da massa (QUEIJO). Equipamento contara com comando elétrico através de tela IHM, a qual permitirá criar receitas de trabalho com diferentes tempos e velocidade de corte e agitação da massa. Fabricadas com capacidades de 3.000 a 15.000 lts.
Equipamento projetado para prensagem total da massa.
Desenvolvida para utilização em processos de fabricação de queijo mussarela, utilizada para separação de soro da coalhada, o mecanismo de prensagem remove o excesso de soro e seu sistema de descarga automático permite a fabricação de blocos de diversos tamanhos, a descarga é realizada dentro de carros de acidificação que armazenam a massa até a mesma atingir o PH ideal para filagem.
Todos os comandos são controlados por CLP, e ajustados via IHM.
O sistema de drenagem e maturação continua de mussarela, é composto por 03 estágios principais, os tanques de dessoragem e maturação, a esteira de descarga e esteira de alimentação. A coalhada que é preparada e armazenada nas queijomatics é direcionada através de uma tubulação para o tanque de dessoragem e maturação. Essa tubulação é ramificada para dentro do tanque distribuindo a coalhada em todos as áreas de drenagem.
Finalizado o processo de dessorarem a massa de queijo permanece estática durante o processo de maturação, esse tempo de repouso depende da acidez desejada para sequência do processo de fabricação do queijo, para acelerar esse processo pode ser utilizado injeção de vapor direto no interior do tanque, no momento que a massa atingir o PH desejado pode ser iniciado o processo de fracionamento e descarga dos blocos de massa de queijo.
Interligado com o tanque de dessoragem e maturação temos a esteira de descarga, na esteira de descarga as peças seguem até a esteira de alimentação, essa esteira é responsável por transportar os blocos de queijo até o picador da filadeira. O grande diferencial desse novo sistema é o ciclo fechado, sem a manipulação de operadores, eliminando qualquer risco de contaminação da massa de queijo, tanto os tanques de dessoragem e maturação quanto as esteiras de alimentação são totalmente fechadas, com portas apenas para inspeção dos ciclos de fabricação.
O processo de higienização CIP é automático.
Equipamento projetado principalmente para a recuperação de sólidos do soro, também se aplica na filtragem de soro de manteiga e de soluções de limpeza;
Vazões dimensionadas conforme aplicação;
Sistema CIP automático
integrado ao equipamento.
Este equipamento foi desenvolvido para reduzir a mão-de-obra humana e eliminar o desperdício de massa durante o processo de alimentação da filadeira.
Com esse processo não temos mais contato humano com a massa, evitando assim a contaminação cruzada.
O equipamento conta
ainda com um sensor de nível que emite um
aviso em sua IHM e um sinal luminoso ao detectar
nível baixo de massa. Possui um tanque
pulmão para a coleta de soro ácido, proveniente
dos carros de massa acidificada.O tanque
também está equipado com um sensor de nível
que aciona uma moto-bomba para a destinação
do soro – superfície interna revestida com teflon
e com sistema de limpeza CIP automático.
Consolidando nosso objetivo em trazer as mais avançadas e tecnológicas soluções para o mercado lácteo brasileiro, é com grande emoção e orgulho que lançamos nossa linha de filadeiras contínuas a água de a
ALTA capacidade, atualmente trabalhamos até 2 TON/H e agora oferecemos aos nossos parceiros máquinas com capacidade de até 4TON/H efetivos, é isso mesmo, sua fábrica com capacidade de rodar até 40.000l/H em uma máquina só.
Aplicável na produção de massa de queijos filada com PH pronto; Capacidade produtiva de até 3.000 kg/h; Sistema CIP automático integrado ao equipamento; Picador de massa acoplado junto ao equipamento; Parâmetros de produção (velocidades, temperaturas,) totalmente ajustáveis na IHM do equipamento.
A filadeira a vapor é um equipamento projetado especificamente para cozinhar, amassar, derreter e esticar massas alimentícias, como queijos, mussarela ralada e preparações alimentares em larga escala. Com um design robusto e resistente, é ideal para laticínios e produção industrial.
Equipada com dois helicoides independentes e contra-rotativos, pode processar diversos tipos de coalhada, incluindo coalhada fresca, industrial congelada e vegetal. A ação mecânica dos helicoides combinada com o aquecimento direto a vapor oferece diversas vantagens no processo de produção de queijo, melhorando a qualidade e o rendimento do produto.
Além disso, a filadeira a vapor é acompanhada por um pulmão para moldagem, com capacidade igual à da máquina. Esse sistema inclui isolamento térmico e aquecimento da camisa com água quente, além de roscas helicoidais que direcionam o produto para
uma moldadeira.
Essa combinação de equipamentos é uma solução completa para a produção de queijos e massas alimentícias em larga escala.
Máquina automática formadora de blocos e resfriamento Molder Cheese da CSI, pode ser utilizado em todos os queijos de “massa filada”, particularmente indicada para a produção de queijo mussarela e provolone.
A tecnologia, permite, automaticamente, dosar o queijo “massa filada” em blocos cilíndricos, quadrados ou retangulares, sem a utilização de moldes externos ou movimentação manual por parte dos operadores. Assim, permite conceder, um processo de conformação automática, eliminando a intervenção do operador na etapa de moldagem e, consequentemente, evitando qualquer possível contaminação do produto que possa ser gerada a partir do manuseio manual dos operadores.
A capacidade de produção é desenvolvida de acordo com a necessidade de cada planta, podendo chegar a até 3500kg/h O grande diferencial do equipamento é a moldagem e a descarga dos blocos de queijo fora da água gelada, com isso é possível moldar uma peça mais uniforme a atingir melhores temperaturas de resfriamento, com isso as peças podem ser direcionadas diretamente para a hidrovia de salga sem a necessidade de
tanque de resfriamento adicional.
Este equipamento foi desenvolvido para inovar a forma de formação de blocos, resfriamento de queijos de massa filada. Sua função em uma queijaria, e formar o bloco de queijo quadrado, retangular ou redondo, formando uma característica com bordas bem definidas, alcance de temperatura no centro do bloco do queijo inferior a 35 °C, e na casca do queijo a 18°C. Para atingir esses números o equipamento foi projetado, para fazer a formação do bloco e a descarga do mesmo, em uma câmara superior aquecida, pois quando injetamos vapor, fizemos com que a massa filada tenha facilidade de ser moldada na forma, sem aderir nas paredes da mesma, com isso o queijo fica com as faces lisas e perfeitas, tem uma boa formação na parte superior, inferior e nas laterais, e na descarga do bloco gelado, esse calor aquece as paredes da forma fazendo com que o queijo se solta das formas com maior facilidade, em interferir nas suas formas.
Como nos outros equipamentos existe uma dificuldade de atingir esses números de temperatura, depois de vários estudos e pesquisas, chegamos ao resultado de resfriar o bloco de queijo em duas fazes, na primeira com uma agua com a temperatura mais alta, e em outra faze com uma temperatura mais baixa, sendo assim, a facilidade de resfriamento será de grande eficiência, pois em estudos feitos, percebemos se inundarmos uma peça de queijo em uma agua muito gelada, não conseguimos atingir a temperatura desejada, pois forma uma temperatura muito baixa na casca do bloco, e a mesma não dissipa calor de forma rápida para o centro. Testando o mesmo bloco em uma água com temperatura mais alta, e depois de um tempo o mesmo bloco colocado em uma água mais fria, o mesmo atingiu a temperatura desejada com mais facilidade e menos tempo.
A hidrovia de pré salga é interligada a formadora de blocos e resfriamento, permite uma descarga perfeita das peças de queijo moldadas. Dimensionada de acordo com a necessidade de cada cliente, tem sua fabricação em INOX 316, com fluxos direcionados as peças seguem até a esteira de descarga que transposta as peças até a Hidrovia de salga.
Neste sistema, o produto é depositado dentro do tanque, que é abastecido
com água gelada e sal; Os queijos são movimentados por todos trajeto do tanque através de jatos de alta pressão de água, gerados por motor bombas especiais; Sistema CIP integrado ao equipamento.
Neste sistema, o produto é depositado dentro do tanque, que é abastecido
com água gelada e sal; Os queijos são movimentados por todos trajeto do tanque através de jatos de alta pressão de água, gerados por motor bombas especiais; Sistema CIP integrado ao equipamento.
Neste sistema, o produto é depositado dentro do tanque, que é abastecido com água gelada e sal; Os queijos são movimentados por todos trajeto do tanque através de jatos de alta pressão de água, gerados por motor bombas especiais; Sistema CIP integrado ao equipamento.
A esteira Alinhadora foi projetada para interligar a hidrovia de salga e o fracionador de barras, nela é possível alinhar as peças de queijo e posicionar de maneira correta para a entrada do fracionador.
Como opcional temos o modulo de lavagem acoplado a esteira, que é responsável por eliminar o excesso de sal e resíduos das peças de queijo que saem da hidrovia.
Esse equipamento foi projetado especialmente para cortes de barras de queijo resfriado, com ajustes de corte é possível fracionar em duas ou três partes, peças de até 850mm de comprimento. Sua capacidade produtiva pode chegar a até 8000g/h.
Desenvolvida para o processo de embalagem de grandes lotes de produtos;
Capacidade produtiva de até 3 ciclos/ minuto;
Máquina equipada com uma bomba de vácuo e um acelerador de vácuo (tipo roots);
Equipada com barras de soldagem em ambos os lados;
Material construtivo dispensa refrigeração nas barras de soldagem;
Altura da câmara de vácuo ajustável através de comando operacional;
Equipamento robusto e com baixíssimo custo de manutenção; Equipamento totalmente adequado junto à NR12.
Máquina desenvolvida para reduzir a umidade das peças de queijos momentos antes de adentrar ao setor de embalagens;
Equipado com compressores de ar e bicos direcionadores, provoca jatos de ventilação forçada em todas faces da peça de queijos;
Possui tanque para armazenamento e bombeamento de substâncias anti-mofo (natamicina); Sistema CIP automático integrado ao equipamento.
Submersão de produtos embalados em embalagens termo encolhíveis; IHM para controle e ajustes da operação. Ainda possibilita a visualização de gráficos e dados de produção;
Controle de temperatura e nível de água automático; Produtividade de 4 ciclos minutos;
Sistema CIP automático integrado ao equipamento.
Possui sistema de aquecimento direto sendo ideal para a produção de requeijão cremoso, queijos processados, creme de ricota, minas frescal, cream cheese, entre
outros. Operações: triturar, misturar, preparar, termizar, fundir, pasteurizar, esterilizar e emulsificar.
Sistema para defumação para provolone adequado a peças de 400g a 4kg, com gerador de fumaça acoplado e carros para transporte das peças de queijo, controlado por CLP e ajustes via IHM permite ao operador eficiência e agilidade na operação, com sistemas de exaustão acoplados, a fumaça é direcionada para a área externa sem comprometer a sala de operação.
Os sistema Inteligentes de Cleaning-in-Place (CIP) é uma solução de limpeza que economiza tempo, reduz o impacto ambiental e diminui os custos de operação sem comprometer a segurança e a qualidade dos alimentos. o sistema inteligente CIP faz ajustes contínuos nas operações ao utilizar quantidades otimizadas de água e detergente durante o tempo necessário para realizar as operações de limpeza.
Permite reduzir o consumo de água em até 21% e o uso de detergente em até 7%, reduzindo tanto o
impacto ambiental quanto os custos operacionais.
Lavagem de formas e tampas microperfuradas. Possui três estágios, consiste em uma área de pré-lavagem, lavagem com detergente químico ou neutro e, outro enxague, para moldes individuais ou micro perfuradas, contém uma ampla rede de distribuição de água com bicos de sprinkler removíveis garantindo a limpeza. Sistema de controle através de IHM e CLP, com tempos e temperaturas ajustáveis.
Lavagem de caixas plásticas. Possui três estágios, que consiste em uma área de pré-lavagem, lavagem com detergente químico ou neutro e, outro enxague, para moldes individuais contém uma ampla rede de distribuição de água com bicos de sprinkler removíveis garantindo a limpeza. Sistema de controle através de IHM e CLP, com tempos e temperaturas ajustáveis.
O sistema de limpeza para carros de fermentação complementa as operações setores Industriais, para limpeza com segurança, agilidade, evitando operações manuais, reduzindo consumo de água e detergentes e mão de obra.
Lavagem de formas plásticas. Possui três estágios, que consiste em uma área de pré-lavagem, lavagem com detergente químico ou neutro e, outro enxague, para moldes individuais contém uma ampla rede de distribuição de água com bicos de sprinkler removíveis garantindo a limpeza. Sistema de controle através de IHM e CLP, com tempos e temperaturas ajustáveis.
Transporte de produtos variados, fabricadas de acordo com a necessidade de cada aplicação.
Uma vez que a massa se encontre depositada nas formas moldadoras, o sistema se encarregará de realizar todo processo de forma automática: a tampa é posicionada na forma de maneira automática, assim a forma segue para o sistema de prensagem.
O equipamento de prensagem funciona de maneira contínua, sem necessidade de “carregamento” total da máquina para iniciar o processo. Após o processo de prensagem, as formas são encaminhas até o Sistema de Desenforme e Fracionamento de Queijos, que irá remover a tampa e sequencialmente o queijo.
Após a remoção da massa, a mesma é desviada para o fracionador, e as formas e tampas seguem para a máquina de higienização.
A massa é f racionada conforme dimensões do molde solicitadas e é mobilizada até o setor de salga. Já as formas e tampas, são encaminhadas até a lavadora, onde será realizado o processo de higienização das formas e tampas.
Com mais de 14 anos de experiência a Chapecó SI possui um portfólio amplo de soluções, desenvolve, fabrica e comissiona as melhores soluções de produção, fornecendo máquinas e instalações para a indústria de laticínios.
CNPJ: 14.098.375/0001-40
Razão Social: Chapecó Soluções Industriais
Telefone: 49 3329-9948
Endereço: Rua Walmor José Bortoluzzi, 419 D, Lajeado, Chapecó – SC, 89804-837